
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
IMPORTANTE: Programação sujeita a alterações.
DIA 23/10 - SÁBADO
11:00 - 11:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL
Abertura: Somos nosso cérebro.
Hercílio Silva Jr, MSc. - Instituto Neuronus - Brasil
HERCÍLIO DA SILVA JR., MSc.
Instituto Neuronus - Brasil
Hercílio da Silva Jr é fundador do Neuronus. Graduado em Psicologia (PUC-GO, 2004), Pós-graduado em Neuropsicologia (Uninter, 2008) e Mestre em Ciências da Saúde (UFG, 2017). Participei do curso Clinical Assessments and Intervention Updates in Neurorehabilitation (Harvard Medical School, Boston, 2014) e de um programa de aperfeiçoamento em mapeamento cerebral com qEEG, neuroterapias e neuromodulação (SolidBrain, Madrid, 2018).
Em Goiás, Hercílio atuou como neuropsicólogo clínico e hospitalar no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação (CRER) de 2011 a 2016, onde também colaborou na implantação e desenvolvimento do Laboratório de Pesquisa em Neuromodulação Terapêutica, desenvolvendo pesquisas com Estimulação Magnética Transcraniana (rTMS) e Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua (TDCS). Atualmente, dirige o Neuronus, onde atua com avaliação e reabilitação Neuropsicológica, utilizando técnicas de estimulação cerebral não-invasivas em pacientes com diversos quadros clínicos - transtornos de humor, transtornos do neurodesenvolvimento e déficits cognitivos pós lesão encefálica.

11:30 - 12:00
AUDITÓRIO PRINCIPAL
Abertura: Neurociência no cotidiano da Reabilitação
Linamara Battistella, PhD. - Universidade de São Paulo - Brasil
LINAMARA BATTISTELLA, PhD
Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
Professora Titular de Fisiatria - Medicina Física e Reabilitação - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP e Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, e Co-Coordenadora do Grupo de Desenvolvimento das Diretrizes de Reabilitação Relacionada à Saúde da OMS/WHO, desde 2012. Coordenadora do Programa de Residência em Medicina Física e Reabilitação da FMUSP. Membro da Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NAM)
A expressiva participação da Prof. Linamara Battistella na formulação de normas e políticas para a área da assistência às pessoas com deficiência, cristalizou uma sequência de ações de extensão de serviços à comunidade e que podem ser representadas na portaria do Ministério da Saúde 1060 de 2002 que cria a "Política Nacional de Reabilitação no Sistema de Atenção à Saúde"; a criação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em 2008, modelo paradigmático inspirado no IMREA-HC-FMUSP e hoje com 20 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo, representa uma outra ação que ela conduziu e que hoje significa 100 mil atendimentos em média por mês.
A rede se caracteriza por um modelo de assistência baseado em evidências científicas e adota a estratégia de análise de custo-efetividade para a adoção de novas e avançadas tecnologias como robótica e neuromodulação. O modelo de assistência, na ótica do SUS, para ter a esperada eficiência e sustentabilidade deve estar ancorado na pesquisa clínica e com esta determinação foi consolidado o núcleo de pesquisa clínica em Medicina Física e Reabilitação. A atuação na área da pesquisa sempre alinhada aos programas da pós-graduação e ancorada no trabalho assistencial, é o escopo do Núcleo de Apoio a Pesquisa-Núcleo de Estudos Avançados em Reabilitação-NAP-NEAR, criado pela USP em 2011. A Dra. Linamara foi, ainda, a primeira Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, de 2008 a 2018.

12:00 - 12:45
AUDITÓRIO PRINCIPAL
A Estimulação Neurocognitiva na Reabilitação Neurológica
André Batista - Instituto de Luso-Cubano de Neurologia - Portugal
ANDRÉ BATISTA, MSc.
Instituto de Luso-Cubano de Neurologia - Portugal
O professor André Batista é mestre em Neuropsicologia pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Lisboa, com licenciatura em Psicologia Criminal pelo Instituto de Ciências da Saúde Egas Moniz. Desenvolveu o seu estágio curricular na Unidade de Neuropsicologia do Hospital Egas Moniz, com participação em várias atividades como a Avaliação Neuropsicológica de pacientes com diversos quadros clínicos, a Reabilitação Cognitiva, a consulta dos pacientes com Esclerose Múltipla e a discussão de casos com a Equipe da Unidade de Neurologia. A nível académico, destaca-se a autoria de capítulos de livros na área da neuropsicologia e a docência em pós-graduações na área da neuropsicologia. Atualmente, é o presidente da Associação Plano Nacional para a Neuroeducação e exerce a sua atividade profissional no Instituto de Luso-Cubano de Neurologia, onde atua na avaliação e reabilitação neuropsicológica, assim como gestor de caso de diversos quadros clínicos.

12:45 - 13:30 - INTERVALO
13:30 - 14:15
SALA 1

Efeitos da estimulação cerebral não-invasiva na conectividade do cérebro humano.
Michael Nitsche, PhD. - iFADO Leibniz Institute - Alemanha
MICHAEL NITSCHE, PhD.
iFADO Leibniz Institute - Alemanha
Michael Nitsche estudou psicologia e medicina na Universidade Georg-August de Göttingen, sendo habilitado na área de neurologia. Em 2015, Michael Nitsche ingressou no IfADo, onde se concentra em métodos de estimulação cerebral não-invasiva e neurociência cognitiva. Como diretor científico, comanda o departamento de pesquisa “Psicologia e Neurociências” do instituto. O Prof. Dr. Michael Nitsche é um dos cientistas mais citados em seu campo de pesquisa em todo o mundo. O diretor e neurocientista do IfADo pode ser encontrado na lista anual de “Pesquisadores altamente citados” da empresa norte-americana Clarivate. Michael Nitsche é reconhecido por sua influência excepcional na pesquisa, demonstrada pela produção de vários artigos altamente citados que se classificam entre os 1% mais citados por campo e ano na Web of Science.
SALA 2

Doença de Parkinson: Tecnologias, perspectivas presentes e futuras de tratamento.
Marco Túlio Pedatella, MD. - Hospital Encore - Brasil
MARCO TÚLIO PEDATELLA, MD.
Hospital Encore - Brasil
O Dr. Marco Túlio Pedatella é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (2003). Tornou-se especialista em Neurologia pelo Hospital Geral de Goiânia (2009) com Fellow em Neurologia Vasculas. Atualmente trabalha como médico neurologista do HOSPITAL SANTA HELENA e do HOSPITAL ENCORE, é preceptor da residência de neurologia do HUGO - HOSPITAL DE URGÊNCIAS DE GOIÂNIA, e professor titular da Universidade de Rio Verde.
SALA 3

Neurofeedback nos transtornos de aprendizagem e déficit de atenção.
Mónica Pistoia, PhD. - CoNoCe - Espanha
MÓNICA PISTOIA
CoNoCe - Centro de Neurociência Cognitiva - Espanha
Dra. Mónica Pistoia, é Psicopedagoga com Doutorado em Neuropsicologia. Atualmente é diretora clínica e fundadora do CoNoCe, Centro de Neurociência Cognitiva, em Valência, Espanha e o seu trabalho é especializado em tratamentos de neuroterapia aplicados a diversas patologias da área da saúde mental, com especial envolvimento em distúrbios da infância, como distúrbios de aprendizagem, entre outros. Em seus mais de 30 anos de experiência clínica, ela atendeu e supervisionou o tratamento de mais de 3.000 pacientes em idade escolar, o que lhe permitiu ser uma especialista na área.
Seu trabalho tem lhe dado a possibilidade de investigar, de forma exaustiva, as ligações existentes entre os estudos neurocognitivos e o acometimento das funções corticais superiores (FCS) nesta população permitindo atualmente a correlação com os estudos por eletroencefalogramas quantificados (qEEG ). O resultado dessas observações permitiu a descrição do endofenótipo (perfil eletrofisiológico) desses pacientes e, dessa forma, o acesso aos benefícios do tratamento de neurofeedback personalizado. Seus anos de experiência hospitalar na área de distúrbios do neurodesenvolvimento, no Hospital De Pediatría Prof. Dr. Juan GarraHam de Buenos Aires, levaram-na a prestar atenção à falta de resposta observada na população com distúrbios de aprendizagem, resistentes ao medicamento e terapias convencionais. Essas evidências a levaram a abrir novos caminhos de pesquisas terapêuticas, já em 1999, propondo o atendimento clínico desses casos do ponto de vista da neuromodulação, fazendo uso de dispositivos de neurofeedback.
14:15 - 15:00
SALA 1

Aplicações clínicas da Estimulação Transcraniana de Corrente Alternada (tACS) e Estimulação Transcraniana de Ruído Randômico (tRNS).
Andrea Antal, PhD. - Georg-August-Universitat Gottingen - Alemanha
ANDREA ANTAL, PhD.
Georg-August-Universitat Gottingen - Alemanha
A professora Andrea Antal, é uma professora extraordinária no Departamento de Neurofisiologia Clínica, University Medical Center Göttingen e no Instituto de Psicologia Médica em Magdeburg, Alemanha. Ela tem quase 30 anos de experiência em neurofisiologia, com mais de 20 anos de experiência em pesquisas de neuroplasticidade e estudos clínicos. A partir de 2001, ela teve um papel fundamental na construção e coordenação das atividades nos laboratórios de estimulação cerebral transcraniana em Göttingen. O objetivo principal de seu grupo de pesquisa é desenvolver e estabelecer novos métodos e protocolos de estimulação cerebral não invasiva para induzir mudanças fisiológicas no sistema nervoso central, a fim de investigar a percepção visual, cognição e restaurar a plasticidade desadaptativa em distúrbios visuais e neurodegenerativos. A estimulação por corrente alternada transcraniana (tACS) e a estimulação de ruído aleatório (tRNS), desenvolvidas por seu grupo em Göttingen, são técnicas de estimulação relativamente novas que influenciam a atividade cortical; eles permitem, devido à estimulação oscilante, interferência externa com as oscilações neuronais.
Ela publicou cerca de 250 estudos relacionados à estimulação transcraniana, ressonância magnética funcional (fMRI), eletroencefalograma (EEG) e plasticidade mal-adaptativa em doenças neurodegenerativas, seu fator de impacto é de cerca de 620 (H-Index 55).
SALA 2

Meio homem, meio prótese: a reabilitação de pacientes com hemicorporectomia
André Sugawara - Hospital das Clínicas (HCFMUSP) - Brasil
ANDRÉ SUGAWARA
Hospital das Clínicas (HCFMUSP) - Brasil
André Sugawara é médico fisiatra do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. É especialista em Clínica Médica, Medicina Física e Reabilitação, Acupuntura e Dor. Professor de instrutores de cadeira de rodas níveis básico e intermediário pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com certificação internacional pela International Society of Wheelchair Professionals. Também é membro da Global Cooperation on Assistive Technology (GATE) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e possui experiência no desenvolvimento de inovações a pessoas com deficiência. Desenvolvedor de produtos assistivos, com uma cadeira de rodas desenvolvida para o IMREA, com reconhecimento internacional. Além de tudo isso, é Diretor de Ensino e Treinamento da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação.
SALA 3

Neuromodulação e plasticidade neural após lesões encefálicas na infância: novas perspectivas para reabilitação.
Luanda Collange, PhD. - ABRAFIN - Brasil
LUANDA COLLANGE, PhD
Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) - Brasil
A Dra. Luanda Collange é Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Neurofuncional na Infância e na Adolescência, mestre e Doutora em Ciências da Reabilitação. Participou de um Fellowship em Neuromodulação no Spaulding Rehabilitation Hospital – Harvard Medical School. E fez um pós-doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência na Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Diretora Científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN, docente do Curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba e coordenadora do Centro de Neuroestimulação Pediátrica e Vento Leste: Habilitação Infantil Especializada.
15:00 - 15:45
SALA 1

Fotobiomodulação como técnica de Neuromodulação.
Lew Lim, PhD - Vielight Medical - Canadá
LEW LIM, PhD
Vielight Medical - Canadá
O Dr. Lew Lim é engenheiro com diplomas adicionais em Neurociência Médica e Negócios e Contabilidade; CEO da VieLight Medical, explorando os efeitos potenciais da Fotobiomodulação Intranasal para estimulação cerebral.
A tecnologia da Vielight remonta a 1995 no Vale do Silício - quando os fundadores, Dr. Lew Lim e um grupo de engenheiros exploraram o potencial da fotobiomodulação intranasal. Os dispositivos de fotobiomodulação intranasal foram desenvolvidos comercialmente em 2003, que mais tarde foram registrados como “Vielight” quando a empresa foi incorporada em 2011. Com o passar dos anos, o foco da empresa mudou para o desenvolvimento de dispositivos de fotobiomodulação exclusivos que melhoram a cognição e a alta performance.
SALA 2

Impressão 3D na Reabilitação: do desafio à solução
Daniel Tamashiro - Hospital das Clínicas (HCFMUSP) - Brasil
DANIEL TAMASHIRO
Hospital das Clínicas (HCFMUSP) - Brasil
Engenheiro eletricista com especialização em bioengenharia. Realizou estágio no Nicolelis Laboratory, Duke University (Estados Unidos, 2016) e estágio junto a Kanazawa Institute of Technology (Japão, 2019). Atualmente é coordenador do laboratório de bioengenharia do setor de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) do Instituto de Medicina Física e de Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP).
SALA 3

Transtorno do Espectro do Autismo - como atuar no eixo neuro-imuno-endocrino utilizando-se da interface da tecnologia em QEEG - mapeamento cerebral quantitativo, ativação da microcirculação e soluções naturais em Aromaterapia
Valéria Modesto, MD. - Instituto Mente Confiante - Brasil
VALÉRIA MODESTO
Instituto Mente Confiante - Brasil
A Drª Valéria Modesto é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Pediatra pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, com área de atuação em Neurologia Infantil. Fundadora do Programa Mente Confiante – Pílulas de Neurociências para a Saúde Mental, com realização de diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico personalizado. Formada pela London Scientific Neurotherapy para a análise do QEEG – Mapeamento Cerebral Quantitativo, com foco em biomarcadores para o TDAH (Transtorno do Déficit da Atenção/Hiperatividade. Desenvolve parceria de estudo, atendimento clinico e pesquisa com Dr. Antônio Martins Mourão, Psicólogo e Fundador do QEEG & Brain Research Lab especializado em eletroencefalografia quantitativa (QEEG), Londres, Inglaterra. Atualmente, estuda o impacto da fadiga adrenal e disfunções do ciclo circadiano na qualidade de vida do portador do TDAH, bem como as condutas terapêuticas. Exerce o atendimento clínico na cidade de Juiz de Fora-MG para crianças, adolescentes e adultos.
15:45 - 16:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL
A arquitetura do cérebro humano e as adversidades na primeira infância.
Lara Pierce, PhD. - York University Toronto - Canadá
LARA PIERCE
York University Toronto - Canadá
PhD em psicologia pela McGill University, pós-doutorado pelo Boston Children's Hospital / Harvard Medical School. Atualmente atua como professora assistente do Departamento de Psicologia da York University em Toronto. Lara usa ferramentas da neurociência cognitiva do desenvolvimento para explorar como a variação no ambiente inicial impacta o desenvolvimento dos sistemas neurais. Usando a linguagem como um sistema modelo, tem como objetivo identificar os mecanismos pelos quais variáveis específicas (por exemplo, aquelas associadas à variação socioeconômica e estresse no início da vida) moldam o neurodesenvolvimento inicial e o ambiente da linguagem inicial. Sua linha de pesquisa investiga o papel que as diferenças individuais (ambientais e fisiológicas) desempenham no desenvolvimento da linguagem e das habilidades cognitivas. "Meu objetivo é descobrir as implicações da variação do neurodesenvolvimento inicial para o aprendizado posterior". Os métodos incluem eletroencefalografia (EEG / ERP), gravações de linguagem e avaliações comportamentais em bebês e crianças.

16:30-17:15
SALA 1

Do "TechStress" ao "TechHealth" para evitar a fadiga de telas com Biofeedback.
Erik Peper - Biofeedback Health - Estados Unidos
ERIK PEPER
Biofeedback Health - Estados Unidos
Erik é uma autoridade internacional em biofeedback e autorregulação. Desde 1970, ele pesquisa fatores que promovem a cura. Ele é Professor de Estudos Holísticos em Saúde / Departamento de Educação em Saúde da San Francisco State University. Ele é presidente da Biofeedback Foundation of Europe e ex-presidente da Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback. Ele possui a certificação de Senior Fellow (Biofeedback) do Biofeedback Certification Institute of America. Ele foi o cientista comportamental (psicólogo do esporte) da equipe de ginástica rítmica dos Estados Unidos. Ele tem prática de biofeedback na Biofeedback Health (www.biofeedbackhealth.org). Ele recebeu o Prêmio de Segurança do Governador da Califórnia em 2004 por seu trabalho em Computação Saudável e em 2013 recebeu o Prêmio Biofeedback Distinguished Scientist em reconhecimento à carreira notável e contribuições científicas da Association for Applied Psychophysiology. Ele é autor de vários artigos científicos e livros, como Make Health Happen, Fighting Cancer-A Nontoxic Approach to Treatment, Healthy Computing with Muscle Biofeedback e Biofeedback Mastery. Ele publica o blog the Peper Perspective - ideias sobre doença, saúde e bem-estar (www.peperperspective.com). Ele é um especialista reconhecido em saúde holística, gerenciamento de estresse e saúde no local de trabalho e foi destaque no ABCNews.com e na GQ, Glamour, Men’s Health, the San Francisco Chronicle, Shape e Women’s Health. Seus interesses de pesquisa se concentram em estratégias de autocura para otimizar a saúde, a prevenção de doenças, os efeitos da postura e da respiração e o aprendizado do autodomínio com biofeedback.
SALA 2

Previnindo quedas: Neuromodulação não-invasiva potencializa funções cognitivo-motoras
Brad Manor, MD. PhD. - Harvard Medical School
BRAD MANOR, PhD.
Harvard Medical School - Estados Unidos
Cientista Associado do Instituto de Pesquisa do Envelhecimento Hinda e Arthur Marcus; Diretor Associado, Centro de Pesquisa Translacional de Mobilidade e Quedas; Diretor do Laboratório de Mobilidade e Função Cerebral; Professor assistente de medicina, Harvard Medical School, Beth Israel Deaconess Medical Center.
O objetivo de carreira do Dr. Manor é aliviar o fardo do declínio do equilíbrio que muitas vezes acompanha o envelhecimento biológico até a senescência. Como Diretor do Programa de Mobilidade e Quedas, ele trabalha para atingir esse objetivo, dirigindo pesquisas interdisciplinares e translacionais nas áreas de equilíbrio humano e medicina de reabilitação. Sua pesquisa combina avaliações biomecânicas do movimento humano com imagens médicas avançadas, estimulação cerebral não invasiva e técnicas de processamento de sinal não linear para: 1) Identificar a ligação entre função cerebral, equilíbrio e quedas em adultos mais velhos; e 2) Projetar intervenções de reabilitação que melhorem o equilíbrio por meio da otimização da função cerebral e da exploração de suas propriedades adaptativas.
SALA 3

Reabilitação Neuropsicológica para pacientes com lesão cerebral não-progressiva
Barbara Wilson, PhD - Oliver Zangwill Centre - Reino Unido
BARBARA WILSON, PhD.
Oliver Zangwill Centre - Reino Unido
Barbara A. Wilson, PhD, é uma neuropsicóloga clínica, fundadora do Centro Oliver Zangwill para Reabilitação Neuropsicológica em Ely, Cambridgeshire, Reino Unido. Ela trabalha na reabilitação de lesões cerebrais desde os anos 1970. Ao longo de sua carreira, a Dra. Bárbara publicou 26 livros, mais de 300 artigos de periódicos e capítulos de livros e 8 testes neuropsicológicos. Além disso, é editora da revista científica Neuropsychological Rehabilitation. Ela ganhou muitos prêmios por seu trabalho, incluindo cinco prêmios pelo conjunto de sua obra, o Prêmio Ramón y Cajal da Associação Neuropsiquiátrica Internacional e o Prêmio M. B. Shapiro da Sociedade Neuropsicológica Britânica. Ela foi presidente da British Neuropsychological Society e da International Neuropsychological Society, e atualmente é presidente da Encephalitis Society e do comitê de gestão da World Federation for NeuroRehabilitation. A Dra. Wilson também é membro da British Psychological Society, da Academy of Medical Sciences e da Academy of Social Sciences, além de atuar como professora honorária da University of Hong Kong, da University of Sydney e da University of East Anglia, e possui títulos honorários da University of East Anglia e da University of Córdoba, na Argentina.
17:15-18:00
SALA 1

O impacto do estresse no sistema imunológico.
Fátima Bortoletti - Unifesp - Brasil
FÁTIMA BORTOLETTI
Universidade Federal do Estado de São Paulo - Brasil
Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Certificação em Psicologia da Saúde pela Associação Latino Americana de Psicologia da Saúde. Atua na área de Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde desde 1983. Psicóloga no Ambulatório de Endometriose do Departamento de Ginecologia - UNIFESP, Coordenadora do Programa de Atualização Profissional em Abordagem Psiconeuroendocrinoimunológica a mulheres com endometriose e Coordenadora do Setor de Psicologia Obstétrica do Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Foi tutora de Psicologia no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher - UNIFESP e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu " Psicologia Obstétrica" - UNIFESP. Atua em sua clínica particular como Psicoterapeuta - Abordagem Psiconeuroendocrinoimunológica
SALA 2

A evolução da neuromodulação no tratamento da dor crônica: O presente e perspectivas futuras
Wolnei Caumo, MD. PhD. - Hospital das Clínicas (HCPA-UFRGS)
WOLNEI CAUMO, PhD.
Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRS) - Brasil
Anestesiologista, PhD, Professor titular na área de Anestesiologia e Dor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Corpo Clínico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde também é chefe do Serviço de Dor e Medicina Paliativa. Além disso é coordenador da Comissão dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFRGS no período de 2013-2015; 2019-2020. Suas pesquisas estão centradas na investigação da fisiopatologia e tratamentos inovadores na área da dor, com ênfase em técnicas de neuromodulação.
SALA 3

Plasticidade Emocional: o papel das emoções na reabilitação após lesão cerebral.
Adriana Foz - Neuroconecte / Laboratório de Neurociências Clínicas - UNIFESP - Brasil
ADRIANA FOZ, PhD
Neuroconecte / Laboratório de Neurociências Clínicas - UNIFESP - Brasil
Mestre em Ciências pelo Depto de Psiquiatria e Psicologia Médica – UNIFESP, Adriana Fóz é especialista em Psicopedagogia (Inst. Sedes Sapientiae) e Neuropsicologia (UNIFESP). Pós-graduada em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É diretora da NeuroConecte, pesquisadora do LINC (Laboratório de Neurociências Clínicas – UNIFESP).
Referência nacional em Educação Socioemocional, Reabilitação Cognitiva e Neurociência Educacional, Adriana atende em seu consultório pacientes jovens e adultos, além de dar cursos e aulas em importantes instituições, como CDN (Unifesp), Casa do Saber, Palas Athena, Instituto Singularidades e outros.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais, tendo inclusive se apresentado no TEDx, Adriana também é autora de diversos livros, entre eles o best seller “A cura do cérebro” e As aventuras de Newneu – O superneurônio, este último voltado para o público infantojuvenil. Em 2019, lançou o Livro Frustração – Editora Benvirá, que mostra como treinar suas competências emocionais para enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional.
18:00-18:45
SALA 1

A relação dinâmica existente entre as reações psiconeuroendócrinas e as situações de stress e o impacto disso na saúde mental.
Esdras Vasconcellos, PhD - PUC-SP - Brasil
ESDRAS VANSCONCELLOS, PhD
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil
Graduação e Doutorado na Universidade de Munique, Alemanha
2 Pós-Doutorados na aérea da Stress, Psicossomática e Saúde, Alemanha
Ex-Pesquisador-Assistente do Instituto Alemão para o Avanço da Ciência, “Max Planck”, Alemanha
Professor de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP
Docente de Pós-Graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP durante 10 anos
Diretor Científico do Instituto Paulista de Stress, Psicossomática e Psiconeuroendocrinoimunologia
Membro da Academia Paulista de Psicologia
SALA 2

Combinando Estimulação Magnética Transcraniana e Eletroencefalograma para protocolos de neuromodulação
Adriano Moffa - University of New South Wales, Austrália
ADRIANO MOFFA
University of New South Wales - Austrália
Adriano Moffa formou-se em Engenharia Elétrica (1998) e em Psicologia (2015) e fez mestrado em Neurociências e Comportamento (2016) na Universidade de São Paulo, Brasil. Nos últimos sete anos, ele tem trabalhado com Estimulação Cerebral Não Invasiva (NIBS), em particular o uso de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS) e Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) para o tratamento da depressão. Em 2017, ele recebeu uma bolsa de doutorado da UNSW Scientia e atualmente está entrando em seu último ano de doutorado, que está explorando a combinação de TMS e eletroencefalografia para medir os efeitos de neuromodulação de técnicas de estimulação cerebral não-invasiva.
SALA 3

Neuropsicologia além dos testes: o cérebro e o comportamento nos processos de reabilitação
Candida Helena Pires - Instituto de Psiquiatria USP - Brasil
CANDIDA H. PIRES
Instituto de Psiquiatria USP - Brasil
Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
- Agraciada, em 1965/66, com uma bolsa de estudos fornecida pelo Governo da França, com o objetivo de estudar a Educação através da Arte.
- Recebeu créditos de “Educação Médica Continuada”, fornecidos por Instituições Acadêmicas norte-americanas.
- Em 1972 inicia a implantação da avaliação neuropsicológica como método auxiliar de diagnóstico em Neurologia/Neurocirurgia/Psiquiatria, no Centro de Neuropsicocirurgia (Cenepsi), posterior Divisão de Neurocirurgia Funcional-I.Pq-HC. Pioneira no Brasil na implantação deste método de diagnóstico e na criação de um Serviço específico de Neuropsicologia no país. Desde 1976 passou a dirigir e coordenar o Setor de Neuropsicologia-DNCF, posterior Unidade de Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica-I.Pq-HC e de 1994 a 2006, também dirigiu o Serviço de Psicologia do IPq-HC. Traduziu e adaptou testes neuropsicológicos e estabeleceu protocolos de exame para inúmeras patologias, utilizados em vários serviços no país. Foi supervisora responsável pelo Curso de Aprimoramento e Especialização em Psicologia/Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria, e pelos estágios em Neuropsicologia do CENEPSI.
Desde 1.978 ministra aulas e cursos para alunos e profissionais de Psicologia e outras profissões, sobre “Avaliação Neuropsicológica”. Criou programas de estágio em Neuropsicologia, fornecendo treinamento prático para estudantes e profissionais de outros serviços e universidades do país.
- Apresentou vários trabalhos e ministrou cursos e conferências em inúmeros Congressos, Seminários, Simpósios e Jornadas, tanto Nacionais como Internacionais.
- Foi agraciada com dois prêmios - “Henrique Mindlin” (1.980) e “I Prêmio Egas Moniz” (1.986), como co-autora: “O tratamento cirúrgico das Epilepsias - Experiência com 61 casos operados” e “Cingulotomia Estereotáxica e Depressão”.
- Foi membro da Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa, representando o IPq. na CAPPesq., da FMUSP .
- Foi membro da Comissão Editorial do Boletim I.Pq.
- Em 2006, Conselho Diretor outorga o seu nome ao Serviço de Psicologia do IPq-HC FMUSP.
18:45-19:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL
Melhorando a eficácia e eficiência do tratamento da depressão com Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva através da personalização dos protocolos
Paul Fitzgerald, MD. PhD. - Monash University - Austrália
PAUL FITZGERALD, PhD
Monash University - Austrália
Vice-diretor do MAPrc e professor de psiquiatria na Epworth Clinic / Epworth Health Care em Camberwell. Ele é psiquiatra qualificado, tem mestrado em medicina psicológica e PhD em pesquisa.
O professor Fitzgerald dirige um programa de pesquisa substancial no MAPrc e na Epworth Clinic, utilizando estimulação cerebral e técnicas de neuroimagem, incluindo estimulação magnética transcraniana, ressonância magnética funcional e estrutural, EEG e espectroscopia no infravermelho próximo. O foco principal deste programa é o desenvolvimento de novos tratamentos baseados em estimulação cerebral para transtornos psiquiátricos. Há um foco especial na depressão severa ou resistente ao tratamento, mas os tratamentos também estão sendo investigados em outros transtornos, incluindo esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, dor crônica, PTSD, doença de Alzheimer e transtornos do espectro do autismo.

19:30 - ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO DIA
DIA 24/10 - DOMINGO
09:00 - 09:15
AUDITÓRIO PRINCIPAL
Abertura
09:15 - 10:00
AUDITÓRIO PRINCIPAL
Implicações da organização conectômica para funções e disfunções cerebrais
Alex Fornito, PhD. - Monash University, Austrália
ALEX FORNITO, PhD.
Monash University - Austrália
Pesquisador sênior da Sylvia and Charles Viertel Foundation; Co-diretor do Brain, Mind and Society Research Hub; chefe do Brain Mapping and Modelling Research Program no Turner Institute for Brain and Mental Health.
A pesquisa do Prof. Fornito concentra-se no desenvolvimento de novas técnicas de imagem para mapear a conectividade do cérebro humano e aplicar esses métodos para lançar luz sobre a função cerebral na saúde e na doença. Uma ênfase principal de seu trabalho diz respeito à compreensão dos princípios fundamentais da organização do cérebro e sua base genética; caracterizar distúrbios de conectividade do cérebro em transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia; e mapear como as redes cerebrais se reconfiguram dinamicamente em resposta às mudanças nas demandas das tarefas.

10:00 - 10:45
AUDITÓRIO PRINCIPAL
O Disconectoma: As desconexões cerebrais que ligam a conectividade estrutural com a função e o comportamento
Michel Thiebaut de Schotten, PhD. - Bordeaux Neurocampus - França
MICHEL THIEBAUT, PhD
Bordeaux Neurocampus - França
Diretor de Pesquisa do Grupo de Imagens Neurofuncionais da Universidade Bordeaux; Fundador do Brain Connectivity and Behaviour Laboratory (BCBLab).
Com mais de dez anos de experiência em neuropsicologia e neuroimagem de conectividade cerebral, o Prof. Thiebaut é um líder na área com um sólido histórico científico. Contribuiu com uma série de métodos inovadores e novas descobertas fundamentais que têm implicações importantes para as teorias da estrutura e função do cérebro. De maneira crítica, está dedicando um esforço significativo à tradução clínica de seu trabalho em neurociência por meio de uma abordagem de modelo aberto que torna suas ferramentas livremente acessíveis à comunidade. Tem buscado compreender melhor a conectividade cerebral em pacientes de AVE, identificando novas associações entre estruturas cerebrais e o comportamento.

10:45 - 11:30
SALA 1

A concussão bate forte: auxiliando na recuperação na síndrome pós-concussão usando neurofeedback e biofeedback.
Lynda Thompson, PhD. - ADD Centre - Canadá
LYNDA THOMPSON, PhD, BCIA-EEG
ADD Centre - Canadá
A Dra. Lynda Thompson é psicóloga, com experiência em docência, psicologia clínica, psicologia escolar e em gerenciamento de centros de aprendizagem. Atualmente é a Diretora Executiva do The ADD Centre®, posição que ocupa desde 1993. Sua tese de doutorado (1979) tratou da autoestima em crianças hiperativas. Juntamente com o pediatra William Sears, Dra. Lynda Thompson é co-autora o livro The ADD Book: New Understanding, New Approaches to Parenting Your Child, publicado pela Little, Brown & Co. de Nova York.
Ela também é co-autora do livro básico para esta área de trabalho profissional; The Neurofeedback Book, An Introduction to Basic Concepts in Applied Psychophysiology, publicado pela Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback.
Juntos, Lynda e seu marido Michael Thompson (in memorian) ganharam o prêmio Lifetime Achievement da Biofeedback Federation of Europe em 2010 e o Distinguished Scientist Award da AAPB - Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback, em 2016.
SALA 2

Qual é o nome? QEEG e TDA epileptogênica. O diagnóstico diferencial do TDAH
Santiago Brand, BCN, BCB, HRV - The MindLab - Cingapura
SANTIAGO BRAND, BCN, BCB, HRV.
The MindLab - Cingapura
Diretor clínico da MindLab Cingapore e vice-presidente da Psytech Bioscience. O Dr. Santiago Brand é psicólogo esportivo e clínica, certificado internacionalmente em biofeedback, neurofeedback e HRV, com mais de 13 anos de experiência clínica nas áreas de mapeamento cerebral qEEG, biofeedback e neurofeedback. Ele foi consultor do Comitê Olímpico da Colômbia, do Comitê Olímpico da Guatemala, da Federação Boliviana de Futebol e da associação taiwanesa de bio e neurofeedback. Santiago também é um palestrante e instrutor de renome mundial, tendo ministrado conferências e treinamentos em mais de 13 países. Além disso é co-autor do Livro: The Power of Brainspotting: An International Anthology, onde contribuiu com um capítulo sobre trauma e EEG.
SALA 3

Uso de biomarcadores para a indicação e prescrição dos protocolos de neuromodulação não-invasiva
Kátia Monte Silva, PhD. - LaNA/UFPE - Brasil
KÁTIA MONTE SILVA, PhD
Laboratório de Neurociências Aplicadas LANA/UFPE - Brasil
Se graduou em Fisioterapeuta pela UFPE (2005), concluiu seu doutorado em neurociência pela Georg August Universität-Goettingen, na Alemanha (2009) e realizou pós-doutorado em Controle Motor na McGill University, Montreal-Canadá. Possui formação em estimulação transcraniana pela Sociedade de Neurociência Alemã e pelo Instituto de Neurologia da University College London.
Atualmente é professora associada do Departamento de Fisioterapia, professora das pós-graduações em Fisioterapia e em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento da UFPE, onde também coordena o Laboratório de Neurociência Aplicada-LANA. Também é coordenadora do Departamento de Neuromodulação da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional-ABRAFIN. Atua em pesquisa com estimulação cerebral não-invasiva desde 2005. É autora de diversos artigos completos em periódicos especializados internacionais e nacionais, além de capítulos de livros na área de estimulação cerebral não-invasiva e reabilitação. Participou como conferencista/palestrante de eventos importantes em sua área de atuação. Coordena e participa de projetos de pesquisa fomentados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Em suas atividades acadêmicas interage com vários grupos nacionais e internacionais em colaborações científicas
11:30 - 12:15
SALA 1

Usando Neurofeedback no tratamento da Epilepsia
Diana Martinez, PhD. - Boston NeuroDynamics - Estados Unidos
DIANA MARTINEZ, PhD
Boston NeuroDynamics - Estados Unidos
Dra. Diana é atualmente a diretora da Neocemod (México) e Boston Neurodynamics (Boston, EUA). É médica com especialização em Reabilitação Neurológica. Recebeu seu diploma de médica da Universidade Autônoma de Aguascalientes, México, com bolsa em Reabilitação Neurológica da IAHP, Filadélfia, EUA; Mestrado em Reabilitação Neurológica pela Touro University, com bolsa em Neurofisiologia pelo University Hospital, Cleveland, EUA; E, por fim, PhD pela De Montfort University em Leicester, Reino Unido.
Ela tem mais de 15 anos de experiência no tratamento de pacientes com lesões cerebrais graves nos Estados Unidos, México, Espanha, Itália, China, Brasil, Colômbia e Honduras. Ela tem experiência clínica ajudando pacientes com epilepsia, distúrbios de aprendizagem, distúrbios de comportamento, distúrbios do humor, distúrbios do sono, TCE e PC.
SALA 2

Componentes de potenciais relacionados a eventos: neuromarcadores funcionais para psiquiatria.
Yury Kropotov, PhD - Institute of The Human Brain - Rússia
YURY KROPOTOV, PhD.
Institute of The Human Brain - Rússia
Psiquiatra, PhD em Neurofisiologia, Diretor do laboratório do Institute of the Human Brain of Russian Academy of Sciences. Professor do departamento de neuropsicologia da Andrzej Frycz Modrzewski Krakow University (AFMKU), na Polônia.
Um dos principais especialistas em neurociência básica e aplicada. A metodologia única desenvolvida em seus laboratórios no Instituto do Cérebro Humano em São Petersburgo (Rússia) permite uma análise sofisticada da atividade elétrica do cérebro em estados de repouso e sob condições de tarefa. A metodologia é descrita em seu livro Kropotov, J.D. (2009). EEG quantitativo, potenciais relacionados a eventos e neuroterapia. Essas medidas precisas da função cerebral podem ser usadas como Neuromarcadores no contexto clínico para avaliar a saúde do cérebro em diferentes transtornos psiquiátricos e neurológicos. A experiência de traduzir esta metodologia para a prática clínica é apresentada em seu livro recentemente publicado Kropotov, J. D. (2016). Neuromarcadores funcionais para psiquiatria: Aplicações para diagnóstico e tratamento.
SALA 3

Estimulação transcraniana por corrente contínua e intervenções farmacológicas: o sabemos sobre essa interação?
Lorena Melo - iFADO Leibniz Institute - Alemanha
LORENA MELO
iFADO Leibniz Institute - Alemanha
Fisioterapeuta e mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é doutoranda em Neurociências na International Graduate School of Neuroscience, Ruhr-Universität Bochum e pesquisadora no Leibniz Research Centre for Working Environment and Human Factors, Alemanha. Possui experiência com técnicas de neuromodulação não-invasivas desde 2012.
12:15 - 13:00
SALA 1

Neurofeedback nos distúrbios de fala e linguagem: Dos métodos de pesquisa à prática clínica
Renata Cardoso, PhD - BrainFono - Brasil
RENATA SILVA CARDOSO, PhD
BrainFono - Brasil
A Dra. Renata Cardoso é Fonoaudióloga, Pós-Doutoranda em Engenharia Biomédica (UNIFESP), Doutora em Engenharia Mecânica (UNESP), Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU), Pós-Graduação em Audiologia (CEFAC), Especialista em Audiologia pelo CFFa, Pós-Graduação em Gestão em Fonoaudiologia Empresarial (FEAD). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação de Fonoaudiologia da Faculdade UnyLeya. Empresária e Diretora Clínica da Clipsifon - Clínica de Psicologia e Fonoaudiologia. Fundadora da BrainFono. Consultora em Comunicação Estratégica em Campanha Eleitoral. Membro da Associação Brasileira de Biofeedback - ABBIO. Membro da Internacional Socitey for Neuroregulation & Research (ISNR). Trabalha com Neurofeedback e Biofeedback. Laserterapeuta. Atua principalmente nos temas: Neurociências e Aprendizagem, Storytelling, Voz e Biomecânica, Presenteísmo. Atualmente em pesquisa com avaliação autonômica cardíaca (balanço simpatovagal), Biofeedback e Neurofeedback.
SALA 2

Uma nova era para o diagnóstico da saúde mental: O papel dos marcadores de Eletroencefalograma Quantitativo (qEEG) para protocolos mais personalizados de neuromodulação
Antônio Martins Mourão - London Scientific - Reino Unido
ANTÔNIO MARTINS MOURÃO, PhD
London Scientific - Reino Unido
Psicólogo clínico com especialização em neurofisiologia clínica (Instituto Português de Oncologia) e em neuropsicologia (Hospital de Santa Maria, Lisboa). É também membro da divisão clínica da British Psychological Society e doutorado pela Universidade de Londres. Foi professor de psicofisiologia e saúde mental na Universidade de Bedfordshire e na Open University (Inglaterra), onde fundou o QEEG & Brain Research Lab especializado em electroencefalografia quantitativa (QEEG) e a sua utilização na pesquisa de subtiposde transtornos de ansiedade (TOC e TEPT). Atualmente é diretor clínico da LondonScientific Neurotherapy em Londres, uma clínica especializada em neuromodulação e electroencefalografia quantitativa (QEEG) para tratamento personalisado de saúde mental.
SALA 3

QDSMapp: um sistema de apoio a decisão em neuromodulação
Déborah Marques - LaNA/UFPE - Brasil
DÉBORAH MARQUES
Neuro-Centrum Düsseldorf - Alemanha
A Dra. Déborah Marques é graduada em Fisioterapeuta pela UFPE (2012), mestre em fisioterapia pela UFPE (2015) e doutora em neurociência também pela UFPE (2019). Atualmente, é professora no Colegiado de Fisioterapia da UPE; ensina em pós-graduação em fisioterapia neurofuncional no Instituto Paiva; é pesquisadora colaboradora do Laboratório de Neurociência Aplicada - LANA/UFPE e atua em pesquisa com estimulação cerebral não-invasiva desde 2009. É autora de artigos científicos na área de estimulação cerebral não invasiva. Em nível clínico, atua em dois serviços privados no Recife (Centro especializado em Neuromodulação e Singular psiquiatria e Neuromodulação).
13:00 - 13:30 - INTERVALO
13:30 - 14:15
AUDITÓRIO PRINCIPAL
Neuromodulação Não-invasiva no mundo pós COVID-19
Marom Bikson, PhD. - The City College of New York - Estados Unidos
MAROM BIKSON, PhD
The City College of New York - Estados Unidos
O grupo de pesquisa do Prof. Marom Bikson estuda os efeitos da eletricidade no corpo humano e aplica esse conhecimento no desenvolvimento de dispositivos médicos e diretrizes de segurança elétrica. O objetivo é melhorar a saúde humana combinando inovação de engenharia com técnicas experimentais de ponta e visão biomédica original. Suas áreas específicas de interesse em pesquisa incluem: 1) Dispositivos médicos, incluindo biossensores, tecnologia de distribuição de medicamentos e dispositivos de eletroterapia para distúrbios neurológicos; 2) Segurança de dispositivos médicos, incluindo riscos elétricos, eletroporação, danos por aquecimento e protocolos de estimulação seguros. 3) Segurança elétrica, riscos de choque elétrico e eletrocussão acidental. 4) Compreender as redes neuronais subjacentes à função cerebral normal, incluindo o papel dos campos elétricos endógenos. 5) Desenvolvimento de novos tratamentos para doenças neurológicas, incluindo epilepsia e depressão, por meio de pesquisa translacional.

14:15-15:00
SALA 1

Utilização dos parâmetros da Variabilidade da Frequência Cardíaca como biomarcador não invasivo da saúde física, mental, social e organizacional no monitoramento das intervenções clínicas e na reabilitação.
Sílvio Aguiar - Neuropower - Brasil
SILVIO AGUIAR
Neuropower - Brasil
Formado em Psicologia (USU, 2012) e Pós-graduado em Neurociências Aplicadas (UFRJ, 2014) possui especialização em Neurofeedback for Clinic, Peak Performance and Elite Athletes (Nova Tech EEG/USA), Biofeedback (Biofeedback Federation of Europe / POR – 2017), Biofeedback HRV for Peak Performance and Elite Athletes (EliteHRV/USA – 2018), Stress Management (ISMA/Colorado State University – 2018) e Self-Regulation Program for Peak Performance: Olympic, Military, & Elite Sport Applications (Biofeedback Federation of Europe / WAL – 2019).
É membro da Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback (AAPB), da International Society of Sport Psychology (ISSP) e da International-Stress-Management-Association (ISMA).
Como Psicólogo do Comitê Olímpico Brasileiro, foi responsável pelo treinamento mental/cerebral do Time Brasil Rio 2016 de Tiro Esportivo (2014/2016), tendo como principal resultado a conquista da medalha de prata do atleta Felipe Wu.
Idealizador do modelo de intervenção integrada com Biofeedback e Neurofeedback da NeuroPower®, atua na clínica e no alto rendimento humano, com foco na otimização da performance cerebral e gerenciamento do estresse social, esportivo, acadêmico e profissional.
SALA 2

A relação entre o COVID-19 e a afasia
Paola Marangolo, PhD. - Universidade Frederico II - Itália
PAOLA MARANGOLO, PhD.
Universidade Frederico II - Itália
Professora de Neurociência Cognitiva na Universidade Frederico II em Nápoles, Itália. É fonoaudióloga com PhD em Neuropsicologia, e especialista no diagnóstico e reabilitação de afasia. Também é pesquisadora na Fondazione Santa Lucia, em Roma e sua atividade de pesquisa é focada nas funções corticais superiores, em particular, sobre novas intervenções terapêuticas para o tratamento da afasia. Seu laboratório se vale principalmente de técnicas de neuroestimulação cerebral não-invasivas e estimulação espinhal.
SALA 3

A saúde de quem cuida: os desafios e a importância do profissional de saúde que lida com pacientes terminais ou com sequelas graves e crônicas
Alfredo Simonetti - Faculdade de Medicina São Camilo - Brasil
ALFREDO SIMONETTI
Faculdade de Medicina São Camilo - Brasil
Médico, Psiquiatra e Psicanalista, Professor titular de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina São Camilo (SP), Médico colaborador do instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP), da Faculdade de Medicina da USP-SP, Professor convidado da PUC-SP para cursos de pós-graduação na área da saúde (COGEAE-PUC-SP), Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Hospitalar (NEPPHO-SP),Curador e palestrante do Programa Café Filosófico da TV Cultura e CPFL, Coordenador no site www.mapadamente.com.br
Autor dos livros:Manual de Psicologia Hospitalar (Ed. Artesã.)
A Cena Hospitalar(Ed. Artesã), e o O Nó e o Laço(Ed. Integrare)
15:00-15:45
SALA 1

Efeitos de um programa interativo de exercícios físicos no padrão de resposta motora e de atividade elétrica cortical em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Fabrício B. Cardoso, PhD. - CENSUPEG - Brasil
FABRÍCIO BRUNO CARDOSO
CENSUPEG - Brasil
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2002) e mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG - São Fidélis/RJ; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SALA 2

Os desafios da Reabilitação Neuropsicológica no mundo pós-COVID: ferramentas online úteis
Andrew Bateman, PhD. - University of Essex - Reino Unido
ANDREW BATEMAN, PhD.
University of Essex - Reino Unido
O Dr. Andrew Bateman trabalha com pesquisa e reabilitação clínica desde 1990, ano em que se qualificou como Fisioterapeuta na North East London Polytechnic e London Hospital School of Physiotherapy. Ele concluiu um PhD em Neuropsicologia em 1997 e liderou serviços de reabilitação do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), incluindo o Oliver Zangwill Center for Neuropsicological Rehabilitation (Ely, Reino Unido) entre 2002-19.
Ele é autor e co-organizador de vários livros no campo da reabilitação incluindo os livros "Neuropsychologial Rehabilitation" e o "The Brain Injury Rehabilitation Workbook", em coautoria com a prof. Barbara Wilson.
Os interesses de pesquisa do Dr. Bateman incluem em uma ampla variedade de tópicos: 1) medidas de resultados relatados pelo paciente ("PROMS"); 2) psicometria, especialmente modelos de medição Rasch; 3) Mídias sociais na reabilitação, 4) avaliação neuropsicológica holística e reabilitação; 5) tecnologia assistiva; 6) aspectos específicos da neuropsicologia - funções executivas, dispraxia, deficiências de atenção; 7) em geral, avaliação do serviço de reabilitação.
O Dr. Bateman também é tesoureiro honorário e ex-presidente da Sociedade de Pesquisa em Reabilitação do Reino Unido[https://www.srr.org.uk/] e Presidente do Fórum de Lesões Cerebrais Adquiridas no Reino Unido [https://ukabif.org.uk/].
SALA 3

Cuidados paliativos: conduzindo o paciente à linha de chegada da vida.
Daniela Achette - Hospital Sírio-Libanês - Brasil
DANIELA ACHETTE
Hospital Sírio-Libanês - Brasil
Psicóloga, Mestre em Ciências da Saúde e Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de SP, Especialista em Educação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP-HSL). Coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Sírio Libanês (HSL) e das Pós Graduações em Saúde Mental e Cuidados Paliativos (IEP-HSL). Coordenadora do Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e Membro da Diretoria Estadual São Paulo da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP-SP), atuando como coordenadora de comunicação.
15:45-16:30
SALA 1

Neuromodulação não-invasiva aplicada ao Exercício e Esporte.
Alexandre Okano, PhD - UFABC - Brasil
ALEXANDRE OKANO, PhD.
Universidade Federal do ABC Paulista - Brasil
Concluiu o curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Obteve títulos de mestre em Educação Física (2004) e doutor em Educação Física (2008) pela Universidade Estadual de Campinas com Doutorado "Sanduíche" em "Motricidade Humana" durante estágio na "Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa" (2006). Pós-Doutorado em Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e Pós-Doutorado em Neurociência pela Caltech - California Institute of Technology (2015). Presidiu a Comissão de Elaboração da Proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFRN. Colaborador no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Atualmente, é professor Associado da Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição (Neurocência). Atua na área de Educação Física, Neurociência e Psicobiologia com interesse nos temas: Neuromodulação, Estimulação Cerebral, Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Exercício Físico, Saúde Mental e Cérebro.
SALA 2

Sequelas neuropsiquiátricas após COVID-19
Bruno Carrara - Hospital Santa Catarina - Brasil
BRUNO CARRARA
Hospital Santa Catarina - Brasil
Possui graduação em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Neurologista pelo Hospital Sírio-Libanes com cursos de pós-graduação Lato Sensu em Geriatria Clínica, Neuropsiquiatria Geriátrica e Gestão para Médicos. Trabalhou na Unidade Neurointensiva do Hospital Barra D'Or e na Unidade Ventilatória do Hospital Copa D'Or, Rio de Janeiro, Brasil. Sua experiência em medicina tem ênfase em Geriatria, Terapia Intensiva e mais recentemente pacientes com sequelas neuropsiquiátricas pós-COVID. Atualmente é médico plantonista do Hospital Santa Catarina e do Hospital Leforte Liberdade, em São Paulo.

Disfunção cognitiva após remissão dos sintomas da COVID-19
Lívia Stocco Valentim - Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
LÍVIA STOCCO VALENTIM
Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
Recentemente fez atualização em Pesquisa Clínica sobre COVID-19 pela Harvard Medical School (HMS) e atua como Pesquisadora Responsável pelo projeto de pesquisa em desenvolvimento para avaliação de Disfunção Cognitiva pós remissão dos sintomas da COVID-19 pelo jogo digital MentalPlus pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Instituto do Coração (INCOR). Ela Colaboradora na World Health Organization (WHO) - Organização Mundial de Saúde para a confecção dos capítulos do ICD-11 (International Classification Disorder) - Classificação Internacional de Doenças para os capítulos sobre as seguintes psicopatologias: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA); ABUSO SEXUAL INFANTIL; DESORDENS DA PERSONALIDADE (ANTISSOCIAL); TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE; ESQUIZOFRENIAS E ESQUIZOTIPIAS; Pós-Doutora em CIRURGIA pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutora em Cardiologia e Neuropsicologia em 2018 pela FMUSP. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em ANESTESIOLOGIA em 2014 em doutorado sanduíche com a Duke University- NC-USA. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em doutorado sanduíche com a Harvard Medical School em Neuropsicologia com área de interesse em Disfunção Cognitiva e Reabilitação Neuropsicológica por meio de técnicas de Eletroestimulação Transcraniana. Professora assistente na Harvard Medical School - "Principles and Practice of Clinical Research" (Department of Continuing Education, Boston- MA; since 2012). Site Director-FMUSP na Harvard School (Department of Continuing Education, Boston- MA; 2016); Pesquisadora Responsável no Grupo de Pesquisa em Disfunção Cognitiva Pós Operatória da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP em parceira com a Duke University; Durham- NC. Pós-Doutoramento pela FMUSP iniciado em 2015; Pesquisadora Executante: Efeitos da Eletroestimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) na Reabilitação de Pacientes com Disfunção Cognitiva no Pós Operatório de Cirurgia Cardíaca. Pesquisadora Responsável pelo projeto de pesquisa para validação do jogo digital MentalPlus; Pesquisadora Executante no Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP na área da Neuropsicologia: Projeto de Pesquisa: Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) na Cognição e no Controle da Dor em Atletas de Alto Rendimento. Pesquisadora Integrante no Projeto de Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- FMUSP na pesquisa: Funcionamento cognitivo e funcional Pós Parada Cardíaca. Membro do Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- ICHC-FMUSP. Diretora Presidente da Sociedade Independente de Neuropsicologia Clínica - SINC (2016); Diretora de Pesquisa da Associação Brasileira de Neuropsicologia- ABRANEP. Professora Diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Clínica Saúde- CEPCS; Especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos Psico-Cirúrgicos da Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP com título outorgado pelo Conselho Federal de Psicologia-CFP. Psicomotricista pelo Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação- ISPE-GAE. Graduada em Psicologia; 2002 e Pedagogia em 2005 pela Universidade de São paulo- USP.
SALA 3

Nossas mortes de cada dia: as lutas e os lutos das equipes de saúde
Maria Helena Franco - PUC-SP - Brasil
MARIA HELENA FRANCO, PhD
Pontifícia Universidade Católica SP - Brasil
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado (1986) e doutorado (1993) em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Tem pós-doutorado na Universidade de Londres (London School of Hygiene and Tropical Medicine) e na University College London (Departamento de Psiquiatria). É professora titular da PUC de São Paulo, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clinica e na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, fundadora (1996) e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LELu, da PUC-SP, que pesquisa sobre luto e amplia sua ação na formação de graduação e pós-graduação de psicoterapeutas para pessoas enlutadas, que realizam atendimento especializado supervisionado . Coordenadora do GT Formação e Rompimento de Vínculos na ANPEPP., de 2005 a 2011. Co-fundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia, em São Paulo. Membro desde 1997 do International Work Group on Death, Dying and Bereavement - IWG. Autora de livros, capítulos e artigos sobre luto, terminalidade, desastres e emergências, cuidados paliativos. Membro da Comissão de Emergências e Desastres do Conselho Federal de Psicologia, de novembro de 2014 a dezembro de 2016. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: luto, morte, famílias enlutadas, psico-oncologia, cuidados paliativos, emergências e desastres.
16:30-17:15
AUDITÓRIO PRINCIPAL
O cérebro nos conta tudo: Neuroterapia, o ClinicalIQ e o Braindriving
Paul G. Swingle, PhD - Swingle Clinic - Canadá
PAUL G. SWINGLE, PhD
Swingle Clinic - Canadá
Ph.D., F.C.P.A (Fellow of the Canadian Psychological Association), R.Psych., Senior Fellow BCIA, B.C.N., B.C.B.
Dr. Swingle pode ser considerado um dos fundadores da Psiconeurofisiologia Clínica, um dos poucos, diretamente responsável por trazer a Neuroterapia dos laboratórios e clínicas universitárias para a população em geral na década de 1980.
Suas posições acadêmicas incluem Professor de Psicologia na Universidade de Ottawa de 1972 a 1997, Professor de Psiquiatria na Harvard Medical School de 1991 a 1998, Psicólogo Associado Assistente do McLean Hospital (Boston), Chefe do Serviço de Psicofisiologia Clínica McLean Hospital (Boston). O Professor Swingle também foi Supervisor Clínico na Universidade de Ottawa de 1987 a 1997 e Presidente da Faculdade de Psicologia Infantil de 1972 a 1977. Dr. Swingle é Psicólogo Registrado em British Columbia (Canadá) e é Certificado pelo Conselho em Biofeedback e Neuroterapia. Ele está ativamente envolvido em pesquisa e prática. Suas numerosas publicações incluem nove livros e vários artigos em revistas especializadas.

17:15-17:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL
Considerações finais e encerramento.
Hercílio da Silva Jr. MSc. - Instituto Neuronus
HERCÍLIO DA SILVA JR., MSc.
Instituto Neuronus - Brasil
Hercílio da Silva Jr é fundador do Neuronus. Graduado em Psicologia (PUC-GO, 2004), Pós-graduado em Neuropsicologia (Uninter, 2008) e Mestre em Ciências da Saúde (UFG, 2017). Participei do curso Clinical Assessments and Intervention Updates in Neurorehabilitation (Harvard Medical School, Boston, 2014) e de um programa de aperfeiçoamento em mapeamento cerebral com qEEG, neuroterapias e neuromodulação (SolidBrain, Madrid, 2018).
Em Goiás, Hercílio atuou como neuropsicólogo clínico e hospitalar no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação (CRER) de 2011 a 2016, onde também colaborou na implantação e desenvolvimento do Laboratório de Pesquisa em Neuromodulação Terapêutica, desenvolvendo pesquisas com Estimulação Magnética Transcraniana (rTMS) e Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua (TDCS). Atualmente, dirige o Neuronus, onde atua com avaliação e reabilitação Neuropsicológica, utilizando técnicas de estimulação cerebral não-invasivas em pacientes com diversos quadros clínicos - transtornos de humor, transtornos do neurodesenvolvimento e déficits cognitivos pós lesão encefálica.

17:30 - ENCERRAMENTO DO EVENTO


PRÉ-CONGRESSO
CURSOS E WORKSHOPS
Além dos dois dias de Congresso, você terá a oportunidade de conhecer ou se aprofundar no uso de algumas técnicas participando de cursos pré-congresso que acontecerão nos dias que antecedem o evento. Escolha e participe.
PATROCÍNIO



APOIO







