CURSOS e WORKSHOPS - 2º Congresso Internacional de Neurociência e Reabilitação - 23-24 de Outubro | Goiânia - GO - Brasil

CURSOS e WORKSHOPS


ESCOLHA SUA ATIVIDADE PRÉ-CONGRESSO


IMPORTANTE: Os cursos pré-congressos são vendidos a parte do congresso.

SÁBADO - 16/10 // 09:00 - 13:00 (GMT -3)

Adicionando Neuroterapia à sua Prática: Neuroterapia Básica, ClinicalQ e Braindriving

Professor: Paul G. Swingle, PhD.



Escopo

A neuroterapia está evoluindo rapidamente para uma opção de atenção primária para muitos transtornos. Problemas de humor, ansiedade, qualidade do sono, aprendizagem, processamento cognitivo, dor, vícios, controle da raiva e memória relacionada à idade são passíveis de avaliação e tratamento rápidos. Os procedimentos de avaliação são simples e diretos, envolvendo a avaliação de um número limitado de locais do cérebro. Outras opções de tratamento além do neurofeedback foram desenvolvidas para acelerar significativamente a neuroterapia. Essas técnicas complementares facilitam marcadamente a neuroterapia como uma alternativa viável de atenção primária aos produtos farmacêuticos perigosos e freqüentemente ineficazes.

O workshop começa com o procedimento preciso de avaliação ClinicalQ que determina as estratégias de tratamento. A base de dados ClinicalQ contém mais de 1500 pacientes clínicos e provou ser muito mais precisa em comparação com as bases de dados baseadas em indivíduos presumivelmente “normais”. A ênfase está nos procedimentos de tratamento de Braindriving, incluindo a revisão dos principais estímulos não condicionados necessários para o tratamento. Outras opções de tratamento, incluindo neurofeedback, AVS, CES, métodos de psicologia energética, manipulações craniossacrais, sons harmônicos, eletroestimulação e terapias comportamentais apropriadas para uma ampla gama de distúrbios são apresentadas. As condições que requerem QEEG completo e procedimentos de base de dados normativos serão identificadas, assim como as condições nas quais os tratamentos mais agressivos são contra-indicados.

Objetivos de aprendizado

1. Compreender a Avaliação ClinicalQ; interpretar os dados EEG; identificar assinaturas EEG comuns para distúrbios simples; reconhecer os padrões de EEG associados ao trauma.

2. Obter uma compreensão das técnicas de braindriving e várias estratégias de tratamento ilustradas em vários estudos de caso.

3. Aprender técnicas de tratamento complementar, incluindo o uso de harmônicos, terapia craniossacral, meridiano de acupuntura estimulante, técnicas de estimulação bilateral, estimulação elétrica craniana (CES)

4. Compreender o diagnóstico e tratamento de afecções mais graves; contra-indicadores para tratamento agressivo; e quando um QEEG completo é necessário

PALAVRAS-CHAVE: Neuroterapia, ClinicalQ, Braindriving, Neurofeedback

SÁBADO - 16/10 // 14:00 - 18:00 (GMT -3)

Um suspiro de ar fresco: respiração e postura para otimizar a saúde com o treinamento de biofeedback

Professor: Erik Peper - Biofeedback Health - Canadá



Escopo

Os padrões de respiração e postura tendem a ser negligenciados como um fator significativo na doença, saúde e desempenho. A respiração é mais do que apenas troca gasosa; é uma bomba hidráulica que faz circular a linfa e o sangue venoso no abdome, é um ativador do movimento da coluna, equilibra o pH do sangue e modula os sistemas simpático e parassimpático. A postura afeta significativamente os padrões de respiração, desempenho cognitivo e estados emocionais. Com a consciência e o treinamento de biofeedback, os participantes podem experimentar mudanças na força física, ansiedade, depressão, dor, memória emocional e desempenho cognitivo. O efeito da respiração e da postura será ilustrado por meio da prática experiencial e ilustrado por exemplos de casos como epilepsia psicogênica, dor de cabeça, refluxo ácido e síndrome do intestino irritável.

SEXTA-FEIRA - 22/10 // 09:00 - 12:00 (GMT -3)

Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS): Teoria Avançada e Demonstração Prática

Professores: Adam J Woods, PhD; Helena Knotkova, PhD; Marom Bikson, PhD.



Escopo

Este workshop internacional intensivo de 3 horas de carga horária fornece uma atualização sobre a base teórica abrangente e metodologia da técnica, com apresentações e discussões sobre o desenvolvimento de padrões profissionais para segurança, validade e reprodutibilidade de resultados funcionais em aplicações tDCS, bem como demonstrações práticas das aplicações tDCS.

O Workshop utiliza elementos educacionais versáteis do nível básico ao especialista e cobre a estrutura complexa da pesquisa neurofisiológica às aplicações clínicas. Espera-se que mesmo indivíduos altamente experientes em tDCS se beneficiem do treinamento avançado e abrangente na técnica de ponta.

O Workshop promove experiência no campo da estimulação cerebral não invasiva e se concentra na construção de competências nas seguintes áreas: Princípios e mecanismos de tDCS, preparação e montagens de eletrodos, parâmetros de estimulação, protocolos e resultados direcionados, segurança, modelagem de corrente de tDCS e determinação de dose, bom práticas em tDCS entrega, tDCS clínico e projeto de pesquisa e implementação, com considerações metodológicas específicas para HD-tDCS e tDCS convencional em ambientes institucionais e domiciliares. As aulas e demonstrações serão ministradas por uma equipe experiente. Não é necessária experiência prática anterior com tDCS.

SEXTA-FEIRA - 22/10 // 14:00 - 18:00 (GMT -3)

Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS) na reabilitação neurofuncional infantil: novas perspectivas clínicas

Professora: Luanda Collange, PhD.



Escopo

O workshop fornecerá bases teórico-práticas para a aplicabilidade clínica da estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) na reabilitação neurofuncional infantil. Com o potencial de otimizar os efeitos das terapias comportamentais, a tDCS ganha espaço no âmbito clínico nacional voltado para a reabilitação de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Neste sentido, torna-se relevante discutir os parâmetros de segurança e aplicabilidade clínica, assim como efeitos esperados e o nível de evidência atual que pode nortear a prática clínica de qualidade. O workshop envolverá aula expositivas e discussões de casos clínicos apresentados pela palestrante, visando promover uma dinâmica com informações enriquecedoras para profissionais que nunca atuaram com tDCS, mas também uma atualização científica para os profissionais que atuam diariamente com este promissor recurso terapêutico.

Sendo assim, os principais objetivos de aprendizado serão: 1) Oferecer o conhecimento das bases teóricas da tDCS que permitem a prática clínica baseada em evidências na reabilitação neurofuncional infantil; 2) promover o conhecimento dos parâmetros de segurança e aplicabilidade da tDCS em crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento; 3) Conhecer os níveis atuais de evidências e as perspectivas futuras da tDCS na reabilitação neurofuncional infantil; e 4) Discutir casos clínicos de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, permitindo a construção do raciocínio clínico para indicação e aplicabilidade da tDCS associada as terapias comportamentais.


PALESTRAS, WORKSHOPS e MAIS

PALESTRAS PROGRAMADAS

Preparamos uma programação completa com conferências magnas, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos, sessão de posters e muito mais para você. Veja a programação completa das sessões que acontecerão nos dias 23 e 24 de outubro.


APOIO