
ESCOLHA SUA ATIVIDADE PRÉ-CONGRESSO
IMPORTANTE: Os cursos pré-congressos são vendidos a parte do congresso.
SÁBADO - 16/10 // 09:00 - 13:00 (GMT -3)
Adicionando Neuroterapia à sua Prática: Neuroterapia Básica, ClinicalQ e Braindriving
Professor: Paul G. Swingle, PhD.

PAUL G. SWINGLE, PhD
Swingle Clinic - Canadá
Ph.D., F.C.P.A (Fellow of the Canadian Psychological Association), R.Psych., Senior Fellow BCIA, B.C.N., B.C.B.
Dr. Swingle pode ser considerado um dos fundadores da Psiconeurofisiologia Clínica, um dos poucos, diretamente responsável por trazer a Neuroterapia dos laboratórios e clínicas universitárias para a população em geral na década de 1980.
Suas posições acadêmicas incluem Professor de Psicologia na Universidade de Ottawa de 1972 a 1997, Professor de Psiquiatria na Harvard Medical School de 1991 a 1998, Psicólogo Associado Assistente do McLean Hospital (Boston), Chefe do Serviço de Psicofisiologia Clínica McLean Hospital (Boston). O Professor Swingle também foi Supervisor Clínico na Universidade de Ottawa de 1987 a 1997 e Presidente da Faculdade de Psicologia Infantil de 1972 a 1977. Dr. Swingle é Psicólogo Registrado em British Columbia (Canadá) e é Certificado pelo Conselho em Biofeedback e Neuroterapia. Ele está ativamente envolvido em pesquisa e prática. Suas numerosas publicações incluem nove livros e vários artigos em revistas especializadas.

Escopo
A neuroterapia está evoluindo rapidamente para uma opção de atenção primária para muitos transtornos. Problemas de humor, ansiedade, qualidade do sono, aprendizagem, processamento cognitivo, dor, vícios, controle da raiva e memória relacionada à idade são passíveis de avaliação e tratamento rápidos. Os procedimentos de avaliação são simples e diretos, envolvendo a avaliação de um número limitado de locais do cérebro. Outras opções de tratamento além do neurofeedback foram desenvolvidas para acelerar significativamente a neuroterapia. Essas técnicas complementares facilitam marcadamente a neuroterapia como uma alternativa viável de atenção primária aos produtos farmacêuticos perigosos e freqüentemente ineficazes.
O workshop começa com o procedimento preciso de avaliação ClinicalQ que determina as estratégias de tratamento. A base de dados ClinicalQ contém mais de 1500 pacientes clínicos e provou ser muito mais precisa em comparação com as bases de dados baseadas em indivíduos presumivelmente “normais”. A ênfase está nos procedimentos de tratamento de Braindriving, incluindo a revisão dos principais estímulos não condicionados necessários para o tratamento. Outras opções de tratamento, incluindo neurofeedback, AVS, CES, métodos de psicologia energética, manipulações craniossacrais, sons harmônicos, eletroestimulação e terapias comportamentais apropriadas para uma ampla gama de distúrbios são apresentadas. As condições que requerem QEEG completo e procedimentos de base de dados normativos serão identificadas, assim como as condições nas quais os tratamentos mais agressivos são contra-indicados.
Objetivos de aprendizado
1. Compreender a Avaliação ClinicalQ; interpretar os dados EEG; identificar assinaturas EEG comuns para distúrbios simples; reconhecer os padrões de EEG associados ao trauma.
2. Obter uma compreensão das técnicas de braindriving e várias estratégias de tratamento ilustradas em vários estudos de caso.
3. Aprender técnicas de tratamento complementar, incluindo o uso de harmônicos, terapia craniossacral, meridiano de acupuntura estimulante, técnicas de estimulação bilateral, estimulação elétrica craniana (CES)
4. Compreender o diagnóstico e tratamento de afecções mais graves; contra-indicadores para tratamento agressivo; e quando um QEEG completo é necessário
PALAVRAS-CHAVE: Neuroterapia, ClinicalQ, Braindriving, Neurofeedback

SÁBADO - 16/10/2021
09:00am - 13:00pm (GMT -3)
- Número de vagas: 50
- Curso em inglês com tradução simultânea ao português.
- Inscrição feita separadamente do congresso.
- Para participar das atividades pré-congresso é necessário estar inscrito no congresso.
- Investimento: R$ 399,00.
SÁBADO - 16/10 // 14:00 - 18:00 (GMT -3)
Um suspiro de ar fresco: respiração e postura para otimizar a saúde com o treinamento de biofeedback
Professor: Erik Peper - Biofeedback Health - Canadá

ERIK PEPER
Biofeedback Health - Estados Unidos
Erik é uma autoridade internacional em biofeedback e autorregulação. Desde 1970, ele pesquisa fatores que promovem a cura. Ele é Professor de Estudos Holísticos em Saúde / Departamento de Educação em Saúde da San Francisco State University. Ele é presidente da Biofeedback Foundation of Europe e ex-presidente da Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback. Ele possui a certificação de Senior Fellow (Biofeedback) do Biofeedback Certification Institute of America. Ele foi o cientista comportamental (psicólogo do esporte) da equipe de ginástica rítmica dos Estados Unidos. Ele tem prática de biofeedback na Biofeedback Health (www.biofeedbackhealth.org). Ele recebeu o Prêmio de Segurança do Governador da Califórnia em 2004 por seu trabalho em Computação Saudável e em 2013 recebeu o Prêmio Biofeedback Distinguished Scientist em reconhecimento à carreira notável e contribuições científicas da Association for Applied Psychophysiology. Ele é autor de vários artigos científicos e livros, como Make Health Happen, Fighting Cancer-A Nontoxic Approach to Treatment, Healthy Computing with Muscle Biofeedback e Biofeedback Mastery. Ele publica o blog the Peper Perspective - ideias sobre doença, saúde e bem-estar (www.peperperspective.com). Ele é um especialista reconhecido em saúde holística, gerenciamento de estresse e saúde no local de trabalho e foi destaque no ABCNews.com e na GQ, Glamour, Men’s Health, the San Francisco Chronicle, Shape e Women’s Health. Seus interesses de pesquisa se concentram em estratégias de autocura para otimizar a saúde, a prevenção de doenças, os efeitos da postura e da respiração e o aprendizado do autodomínio com biofeedback.

Escopo
Os padrões de respiração e postura tendem a ser negligenciados como um fator significativo na doença, saúde e desempenho. A respiração é mais do que apenas troca gasosa; é uma bomba hidráulica que faz circular a linfa e o sangue venoso no abdome, é um ativador do movimento da coluna, equilibra o pH do sangue e modula os sistemas simpático e parassimpático. A postura afeta significativamente os padrões de respiração, desempenho cognitivo e estados emocionais. Com a consciência e o treinamento de biofeedback, os participantes podem experimentar mudanças na força física, ansiedade, depressão, dor, memória emocional e desempenho cognitivo. O efeito da respiração e da postura será ilustrado por meio da prática experiencial e ilustrado por exemplos de casos como epilepsia psicogênica, dor de cabeça, refluxo ácido e síndrome do intestino irritável.

SÁBADO - 16/10/2021
14:00am - 18:00pm (GMT -3)
- Número de vagas: 50
- Curso em inglês com tradução simultânea ao português.
- Inscrição feita separadamente do congresso.
- Para participar das atividades pré-congresso é necessário estar inscrito no congresso.
- Investimento: R$ 399,00.
SEXTA-FEIRA - 22/10 // 09:00 - 12:00 (GMT -3)
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS): Teoria Avançada e Demonstração Prática
Professores: Adam J Woods, PhD; Helena Knotkova, PhD; Marom Bikson, PhD.

MAROM BIKSON, PhD
The City College of New York - Estados Unidos
O grupo de pesquisa do Prof. Marom Bikson estuda os efeitos da eletricidade no corpo humano e aplica esse conhecimento no desenvolvimento de dispositivos médicos e diretrizes de segurança elétrica. O objetivo é melhorar a saúde humana combinando inovação de engenharia com técnicas experimentais de ponta e visão biomédica original. Suas áreas específicas de interesse em pesquisa incluem: 1) Dispositivos médicos, incluindo biossensores, tecnologia de distribuição de medicamentos e dispositivos de eletroterapia para distúrbios neurológicos; 2) Segurança de dispositivos médicos, incluindo riscos elétricos, eletroporação, danos por aquecimento e protocolos de estimulação seguros. 3) Segurança elétrica, riscos de choque elétrico e eletrocussão acidental. 4) Compreender as redes neuronais subjacentes à função cerebral normal, incluindo o papel dos campos elétricos endógenos. 5) Desenvolvimento de novos tratamentos para doenças neurológicas, incluindo epilepsia e depressão, por meio de pesquisa translacional.

Escopo
Este workshop internacional intensivo de 3 horas de carga horária fornece uma atualização sobre a base teórica abrangente e metodologia da técnica, com apresentações e discussões sobre o desenvolvimento de padrões profissionais para segurança, validade e reprodutibilidade de resultados funcionais em aplicações tDCS, bem como demonstrações práticas das aplicações tDCS.
O Workshop utiliza elementos educacionais versáteis do nível básico ao especialista e cobre a estrutura complexa da pesquisa neurofisiológica às aplicações clínicas. Espera-se que mesmo indivíduos altamente experientes em tDCS se beneficiem do treinamento avançado e abrangente na técnica de ponta.
O Workshop promove experiência no campo da estimulação cerebral não invasiva e se concentra na construção de competências nas seguintes áreas: Princípios e mecanismos de tDCS, preparação e montagens de eletrodos, parâmetros de estimulação, protocolos e resultados direcionados, segurança, modelagem de corrente de tDCS e determinação de dose, bom práticas em tDCS entrega, tDCS clínico e projeto de pesquisa e implementação, com considerações metodológicas específicas para HD-tDCS e tDCS convencional em ambientes institucionais e domiciliares. As aulas e demonstrações serão ministradas por uma equipe experiente. Não é necessária experiência prática anterior com tDCS.

SEXTA-FEIRA - 22/10/2021
09:00am -12:00pm (GMT -3)
- Número de vagas: 30
- Curso em inglês com tradução simultânea ao português.
- Inscrição feita separadamente do congresso.
- Para participar das atividades pré-congresso é necessário estar inscrito no congresso.
- Investimento: R$ 399,00.
SEXTA-FEIRA - 22/10 // 14:00 - 18:00 (GMT -3)
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS) na reabilitação neurofuncional infantil: novas perspectivas clínicas
Professora: Luanda Collange, PhD.

LUANDA COLLANGE, PhD
Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) - Brasil
A Dra. Luanda Collange é Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Neurofuncional na Infância e na Adolescência, mestre e Doutora em Ciências da Reabilitação. Participou de um Fellowship em Neuromodulação no Spaulding Rehabilitation Hospital – Harvard Medical School. E fez um pós-doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência na Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Diretora Científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN, docente do Curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba e coordenadora do Centro de Neuroestimulação Pediátrica e Vento Leste: Habilitação Infantil Especializada.

Escopo
O workshop fornecerá bases teórico-práticas para a aplicabilidade clínica da estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) na reabilitação neurofuncional infantil. Com o potencial de otimizar os efeitos das terapias comportamentais, a tDCS ganha espaço no âmbito clínico nacional voltado para a reabilitação de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Neste sentido, torna-se relevante discutir os parâmetros de segurança e aplicabilidade clínica, assim como efeitos esperados e o nível de evidência atual que pode nortear a prática clínica de qualidade. O workshop envolverá aula expositivas e discussões de casos clínicos apresentados pela palestrante, visando promover uma dinâmica com informações enriquecedoras para profissionais que nunca atuaram com tDCS, mas também uma atualização científica para os profissionais que atuam diariamente com este promissor recurso terapêutico.
Sendo assim, os principais objetivos de aprendizado serão: 1) Oferecer o conhecimento das bases teóricas da tDCS que permitem a prática clínica baseada em evidências na reabilitação neurofuncional infantil; 2) promover o conhecimento dos parâmetros de segurança e aplicabilidade da tDCS em crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento; 3) Conhecer os níveis atuais de evidências e as perspectivas futuras da tDCS na reabilitação neurofuncional infantil; e 4) Discutir casos clínicos de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, permitindo a construção do raciocínio clínico para indicação e aplicabilidade da tDCS associada as terapias comportamentais.

SEXTA-FEIRA - 22/10/2021
14:00 - 18:00pm (GMT -3)
- Número de vagas: 30
- Curso em português.
- Inscrição feita separadamente do congresso.
- Para participar das atividades pré-congresso é necessário estar inscrito no congresso.
- Investimento: R$ 399,00.


PALESTRAS, WORKSHOPS e MAIS
PALESTRAS PROGRAMADAS
Preparamos uma programação completa com conferências magnas, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos, sessão de posters e muito mais para você. Veja a programação completa das sessões que acontecerão nos dias 23 e 24 de outubro.
APOIO







